terça-feira, novembro 04, 2008

Associação Nacional de Professores vai participar na manifestação de sábado


04.11.2008 - 18h26 Lusa
A Associação Nacional de Professores (ANP) vai participar na manifestação nacional de docentes agendada para o próximo sábado, pelos sindicatos. A ANP fez o anúncio hoje, justificando-se com a necessidade de reunir apoio para defender a classe. Desde a sua criação, é a segunda vez que a ANP se associa a um protesto de origem sindical.

"É a segunda vez, desde a sua criação há 23 anos, que a ANP decide associar-se a uma acção de protesto de iniciativa sindical, por considerar que nunca como hoje estiveram simultaneamente em causa a distinção e honorabilidade da profissão docente e a qualidade do ensino e das aprendizagens dos alunos", afirma a ANP em comunicado.

A manifestação de sábado, em Lisboa, foi convocada pela Plataforma Sindical para contestar as políticas educativas da ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues. As criticas maiores vão para o processo de avaliação de desempenho, o novo regime de gestão das escolas, o concurso de colocação de professores e o Estatuto da Carreira Docente, entre outras matérias.

A ANP afirma-se "seriamente preocupada com o risco eminente de implosão das escolas, por força das tensões que têm vindo a avolumar-se no seu interior", realçando que "não é mais sustentável a adopção, pelo Ministério da Educação (ME), de políticas e atitudes tão fortemente penalizadoras para os docentes, para as escolas e para as aprendizagens dos alunos".

"Julgamos chegado o momento de levar o ME a reconhecer que a desvalorização da profissão docente não é o caminho a uma melhoria da Educação, como aliás o Parlamento Europeu recentemente reconheceu e enfatizou", acrescenta a associação.

A Plataforma Sindical de Professores espera pelo menos 50 mil docentes na manifestação de sábado, pelo que confirmou hoje a alteração do local do protesto: o plenário realiza-se agora na Alameda da Cidade Universitária, às 15h00, seguindo os professores depois em manifestação até aos Restauradores.

A última manifestação de professores realizou-se em Lisboa a 08 de Março, reunindo cerca de 100 mil pessoas. Foi a primeira vez que a ANP participou num protesto marcado por sindicatos.

Sem comentários: