segunda-feira, novembro 03, 2008

"Magalhães" enche docentes de burocracia

O "Magalhães" está a a sobrecarregar de trabalho os professores do 1.º Ciclo. A denúncia é da Federação Nacional da Educação (FNE) que diz ter recebido centenas de queixas de docentes sobrecarregados com tarefas burocráticas.

Nas últimas semanas, chegaram à FNE centenas de queixas de professores que "estão a realizar tarefas burocráticas e administrativas relacionadas com os computadores 'Magalhães' que, para lá de não dignificarem em nada a profissão docente, ainda mais sobrecarregam o tempo de trabalho destes profissionais, diminuindo-lhes o tempo para o que verdadeiramente conta: ensinar", denuncia a federação, em comunicado divulgado ontem.

Os docentes estão a receber instruções do Ministério da Educação (ME) que "os obrigam a ocupar tempo desnecessário", além de lhes imputar responsabilidades que ultrapassam as suas funções, de acordo com a estrutura sindical. "A FNE considera completamente despropositada a acção do ME, ao exigir que os professores tenham de fornecer os documentos de adesão ao computador 'Magalhães', validando posteriormente as fichas e os termos de responsabilidade."

Entre as tarefas consideradas desadequadas à função docente estão assinalar a efectivação dos pagamentos às operadoras móveis, tratar de receber e entregar aos encarregados de educação as facturas das respectivas operadoras e sugerir a operadora mais adequada para cada aluno.

"Para a FNE, estas obrigações revelam um desrespeito absoluto pela actividade docente, introduzindo até no acto de leccionar uma componente comercial abusiva", lê-se no comunicado.

O vice-presidente do Conselho Directivo da Casa Pia, José Lucas, disse, ontem, que a avaliação de desempenho dos professores dos centros educativos se mantém, apesar de existir uma proposta para suspender o processo. José Lucas esclareceu que o que existe é uma moção, que foi votada no Centro Educativo Pina Manique, na semana passada no sentido de se fazer uma proposta de suspensão do processo de avaliação de desempenho dos professores.

Anteontem, o vice-presidente do Sindicato de Professores da Grande Lisboa, Óscar Soares, disse à agência Lusa que os professores dos centros de educação e desenvolvimento de Pina Manique, Nuno Álvares e Jacob Pereira tinham decidido suspender a avaliação de desempenho de professores. José Lucas explicou que a avaliação não foi suspensa, esclarecendo que o assunto tem sido discutido com os sindicatos de professores e "até à data nunca o sindicato manifestou a sua proposta de se proceder à suspensão do processo na instituição".

JN

Sem comentários: