quinta-feira, novembro 06, 2008

Aluno de 15 anos agride professora em escola de Mangualde por causa de telemóvel

06.11.2008 - 10h59 Sandra Ferreira
Um aluno de 15 anos agrediu a soco uma professora da Escola EB 2,3 Ana de Castro Osório, em Mangualde, por causa de um telemóvel, segundo relatou o presidente do conselho executivo, João Carlos Alves. O jovem, que já foi suspenso por dez dias, sofre de hiperactividade e recebe acompanhamento médico.

O caso verificou-se na passada segunda-feira à tarde, no átrio do estabelecimento de ensino, depois do estudante do 8.º ano se ter apoderado do telemóvel de um outro colega mais novo que, encostado a um canto, desatou a chorar.

A professora, ao deparar-se com a situação, decidiu intervir, tentando numa primeira abordagem convencer o aluno a devolver o telemóvel. Perante a desobediência deste, a professora avisou-o que teria de acompanhá-la ao gabinete do conselho executivo.

O estudante reagiu, dando um murro na cara da professora, tendo-lhe também apertado um dos braços, explicou João Carlos Alves. A docente, que recebeu tratamento no centro de saúde local, apresentava hematomas na cara e contusões num braço e também num joelho.

O aluno argumenta que atingiu a professora apenas ao esbracejar, gesto que diz ter tomado na sequência de a docente o ter encostado à parede e de lhe ter puxado os colarinhos. O pai do jovem remete-se ao silêncio até à conclusão do processo.

O aluno ingressou este ano na Escola Ana de Castro Osório transferido de um outro estabelecimento de ensino do concelho de onde foi expulso no ano passado.

Na tarde em que a professora foi agredida, o conselho executivo da escola chamou a GNR e apresentou queixa do aluno. O caso seguiu para o Ministério Público e foi participado à Direcção-Regional da Educação do Centro.

O presidente do conselho executivo, João Carlos Alves, assegura que esta é a primeira situação de violência escolar registada naquele estabelecimento de ensino.

O jovem, residente em Mangualde, está sinalizado pela Comissão de Protecção de Crianças e Jovens em Risco. A psicóloga da comissão, Lúcia Amaral, adiantou que o processo deste aluno está em tribunal.

Sem comentários: