terça-feira, novembro 04, 2008

O que queremos que acabe é este modelo de avaliação, não a avaliação!”

Maria de Lurdes Rodrigues, ministra da Educação, esteve no cineteatro de Anadia, na 2.ª Conferência sobre Educação, subordinada ao tema “Transferência de Competências”, organizada pela Câmara Municipal de Anadia, na sexta-feira, 31 de Outubro. À sua espera estavam também alguns docentes de escolas do concelho de Anadia, que fazem parte do Sindicato dos Professores da Região Centro, e que, descontentes com as exigências do novo modelo de avaliação do desempenho, proclamavam: “Chega! Assim não se pode ser professor!”.
“Estamos aqui mais uma vez a tomar posição sobre uma avaliação de desempenho altamente penalizante. Nós queremos ensinar, mas com este novo modelo de avaliação, a vida dos professores e a vida das escolas tornou-se num inferno. O que queremos que acabe é este modelo de avaliação, não a avaliação!”, afirmou Rosa Godinho, elemento do Sindicato dos Professores da Região Centro. Sobre isto, a ministra da Educação garantiu: “Os professores que não querem ser avaliados não reúnem condições para progredir na carreira”. A docente ainda apelou: “Se o Ministério de Educação não der ouvidos às nossas posições alguma coisa vai acontecer e vai correr mal. Até agora os professores têm conseguido manter a sua postura, daqui para a frente será mais difícil”.
Recorde-se que, recentemente, foi feita uma denúncia, por parte do Sindicato dos Professores da Região Centro, de o Ministério da Educação permitir que muitos docentes estejam a leccionar dentro de contentores, devido a certas escolas não terem o mínimo de condições. “Não são contentores, mas sim monoblocos climatizados. Se nos estabelecimentos de ensino as crianças estão a ter aulas sem condições nenhumas, mas vale, provisoriamente, estarem nos monoblocos”, declarou Maria de Lurdes Rodrigues.
Para o próximo dia 8 de Novembro, está marcada uma manifestação de professores, em Lisboa, onde mais uma vez vão apelar à negociação de outro modelo de avaliação.
MSL


Data Publicação: 2008-11-04
Autor: JM
Jornal da Mealhada

Sem comentários: